CAS mantém obrigação de assistência odontológica a todos os pacientes internados
Assistência previne doenças por falta de higiene bucal, diz Sérgio Souza
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) rejeitou nesta quarta-feira (4) emenda de Plenário que restringia o alcance do projeto que obriga a prestação de assistência odontológica a pacientes internados.
O projeto (PLC 34/2013) torna obrigatória a prestação de assistência odontológica a pacientes internados em hospitais públicos ou privados de médio ou grande porte e aos pacientes em regime de internação domiciliar, bem como a portadores de doenças crônicas, internados ou não.
O texto já havia sido aprovado em caráter terminativo na CAS, em outubro, mas recebeu recurso para exame pelo Plenário, onde foi apresentada emenda que limita a assistência odontológica a pacientes que, conforme avaliação, apresentarem problema de saúde bucal.
O relator da matéria, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), rejeitou a emenda por considerar que os cuidados de saúde bucal devem ser prestados a todos os pacientes internados, para prevenir problemas decorrentes da dificuldade de higiene bucal.
“Os cuidados de saúde bucal são importantes para prevenir complicações como infecções da cavidade oral e do trato respiratório. Embora em alguns casos os cuidados sejam curativos, na maioria das vezes são preventivos”, frisou o relator, em seu parecer.
A matéria retorna para deliberação final do Plenário.
Debates
Na mesma reunião, foi aprovado requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS) para realização de audiência pública sobre o direito à saúde e à alimentação escolar. O debate será realizado em conjunto com as comissões de Educação (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Também foi acolhido requerimento de Paim para realização de debate sobre o Exame de Ordem realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O senador sugere que sejam convidados o ministro da Educação, Aloisio Mercadante; o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; e o presidente do movimento Brasil dos Bacharéis e Acadêmicos em Direito, Carlos Antonio Schneider, entre outros convidados.
Ainda não foram marcadas as datas das audiências públicas.
04/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Hospitais podem ser obrigados a dar assistência odontológica a pacientes internados
CAS analisa exigência de assistência odontológica para pacientes internados
CAS vota assistência odontológica para pacientes incapacitados
CAS analisa atendimento odontológico obrigatório a pacientes internados em hospitais
Aprovada urgência para projeto que garante serviço odontológico a pacientes internados
Assistência odontológica