Pavan quer regulamentar profissão de publicitário



A regulamentação da profissão de publicitário, projeto apresentado pelo senador Leonel Pavan (PSDB-SC), está sendo examinada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em caráter terminativo. Se a proposta (PLS 30/04) for aprovada pelos integrantes da comissão, poderá seguir para exame da Câmara dos Deputados sem passar pelo Plenário, salvo se houver recurso dos senadores nesse sentido.

Pavan argumenta que, embora a Lei nº 4.680/1965 disponha sobre o exercício da profissão de publicitário, sua efetiva regulamentação não aconteceu. Portanto, acrescenta o senador, torna-se necessário corrigir essa anomalia para resguardar os direitos desses profissionais que exercem suas atividades em agências de publicidade e de propaganda.

Ele lembra os prêmios que têm sido recebidos por profissionais da área e ressalta que a excelência dos serviços, num mundo globalizado e de forte concorrência, só tem chance de crescimento e evolução se forem exercidos por pessoas altamente capacitadas e preparadas academicamente.

- Definitivamente, essa atividade não se presta para amadores ou aventureiros. Portanto, o objetivo da nossa iniciativa não é criar uma reserva de mercado para determinada categoria de profissionais, mas proporcionar condições que estimulem o desenvolvimento e o aprimoramento de sua atividade - explicou.

De acordo com o projeto de Pavan, o exercício da profissão é privativo dos diplomados como publicitário em estabelecimentos de ensino superior, oficiais ou reconhecidos pelo Ministério da Educação. Os diplomados em curso similar no exterior, estabelece o projeto, têm que revalidar e registrar o diploma nos órgãos específicos no Brasil. Exige-se também, na proposta de Pavan, estágio de um ano na área para que o profissional obtenha o registro profissional.



11/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Távola quer regulamentar profissão de astrólogo

Delcidio quer regulamentar profissão de arqueólogo

Francelino quer regulamentar profissão de artesão

Arlindo Porto quer regulamentar profissão de decorador

Lauro Campos quer regulamentar profissão de sacerdote

GILBERTO MIRANDA QUER REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE SOMMELIER