Delcidio quer regulamentar profissão de arqueólogo
O senador Delcidio Amaral (PT-MS) apresentou projeto (PLS 274/04) para regulamentar a profissão de arqueólogo. A matéria tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde aguarda o recebimento de emendas, antes de ser votada e enviada ao Plenário.
O projeto reconhece como arqueólogos os bacharéis em arqueologia diplomados por escolas oficiais ou reconhecidas pelo Ministério da Educação e os diplomados em escolas estrangeiras reconhecidas pelas leis do país de origem cujos títulos tenham sido revalidados no Brasil.
Estão incluídos ainda na proposta de regulamentação os pós-graduados por escolas ou cursos equivalentes devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, com área de concentração em arqueologia, com dissertação de mestrado ou tese de doutorado sobre arqueologia, e com pelo menos dois anos consecutivos ou dez anos intercalados no exercício de atividades científicas do campo arqueológico.
Na justificação do projeto, Delcidio ressalta que desde 1974, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) manifesta preocupação com a regulamentação da profissão. Ele lembra, no entanto, que a última proposta aprovada pelo Congresso, em 1998, foi vetada pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, sob o argumento de que a inclusão, no texto da regulamentação, dos conselhos profissionais contrariava o interesse público.
"Depois de 30 anos de tentativas é preciso analisar melhor o problema e estabelecer uma discussão madura e responsável com os responsáveis e entidades do setor", observa o senador, acrescentando que seu projeto não abrange os conselhos profissionais.
08/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Távola quer regulamentar profissão de astrólogo
Pavan quer regulamentar profissão de publicitário
Francelino quer regulamentar profissão de artesão
Arlindo Porto quer regulamentar profissão de decorador
Lauro Campos quer regulamentar profissão de sacerdote
GILBERTO MIRANDA QUER REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE SOMMELIER