CAS promove audiência pública sobre diretrizes de política urbana



Projeto do Senado que fixa as diretrizes gerais da política urbana será debatido nesta terça-feira (dia 22), a partir das 10h, em audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A discussão deverá instruir a votação do substitutivo da Câmara apresentado à proposta, de autoria do falecido senador Pompeu de Souza, e contar com a participação do secretário de Desenvolvimento Urbano, ministro Ovídio de Angelis; do deputado Inácio Arruda (PC do B-CE), relator do projeto na Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior da Câmara; e da consultora do Instituto Polis Raquel Rolnik.

Após a Ordem do Dia, a CAS volta a se reunir para apreciar, entre outras matérias, parecer favorável do senador Osmar Dias (PSDB-PR) a projeto do senador Paulo Hartung (PPS-ES) que prevê a fixação de uma cota mínima mensal de consumo de água por família, fornecida gratuitamente e imune a corte. Hartung propõe ainda a adoção de um sistema de tarifa progressiva por faixas de consumo, o que viabilizaria o financiamento da concessão da gratuidade às famílias de baixa renda.

A pauta da reunião da CAS também inclui a votação de parecer favorável do senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) a projeto da senadora Marina Silva (PT-AC) criando uma reserva no Fundo de Participação dos Estados (FPE) para unidades da Federação que abrigarem, em seus territórios, áreas de conservação da natureza e terras indígenas demarcadas. A distribuição desses recursos seria baseada em coeficientes individuais de participação, fixados a partir da área de cada unidade da Federação ocupada por parques nacionais, reservas ecológicas, florestas nacionais, reservas indígenas demarcadas e extrativistas.

Também deve ser votado, em caráter terminativo, parecer do senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) a dois projetos do Senado, de autoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) e do ex-senador Blairo Maggi, relativos à produção, comercialização e fiscalização do uso de agrotóxicos. Em seu substitutivo, Pinheiro aproveita parte das propostas no tocante à responsabilidade da União em efetuar o registro prévio do princípio ativo do agrotóxico e passar a legislar sobre a destruição de embalagens dos produtos. Em votação secreta, a CAS deve decidir sobre a recondução, por três anos, do médico Luis Carlos Wanderley Lima ao cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

21/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR analisará diretrizes de política urbana

Estatuto da Cidade estabelece diretrizes da política urbana

CE realiza audiência pública sobre as diretrizes do Ministério da Educação

Diretrizes de política urbana definidas pelo Estatuto da Cidade

CDR aprova prêmio para cidades que cumprirem diretrizes de política urbana

CDH analisa sugestão de audiência pública sobre regularização fundiária urbana