CAS regulamenta profissão de astrólogo



A profissão de astrólogo foi oficialmente reconhecida e regulamentada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), conforme substitutivo do senador Moreira Mendes (PFL-RO) a projeto do senador Artur da Távola (PSDB-RJ) aprovado nesta quarta-feira (19). A matéria recebeu decisão terminativa na comissão e por isso seguirá para a Câmara dos Deputados, desde que não haja recurso para seu exame pelo Plenário do Senado.

Távola definiu como astrólogo o profissional -que estabelece juízos a partir do estudo das configurações do céu, calculando e elaborando cartas astrológicas de pessoas, entidades jurídicas ou nações, por meio de utilização de tabelas e gráficos relativos ao movimentos dos astros e que são destinados a satisfazer indagações do público e orientar interessados-.

Moreira Mendes, por sua vez, atentou para a necessidade de se regulamentar a profissão a fim de garantir à sociedade a prestação qualificada dos serviços dos astrólogos. Segundo o senador, cada vez mais o trabalho desses profissionais afeta diretamente as pessoas no momento em que estas vão pautar sua vida de acordo com as indicações e os conselhos astrológicos.

Segundo a proposição aprovada, os astrólogos terão o exercício de sua profissão assegurado pela associação de classe local, que cuidará também de verificar a habilitação dos profissionais. Os astrólogos regulamentados poderão dar aulas em qualquer nível de graduação nas disciplinas de formação da área.

O projeto estabelece ainda a carga de 30 horas semanais ou seis horas diárias para a jornada de trabalho dos astrólogos e garante o exercício da atividade para os formados em escolas estrangeiras e/ou que já estejam trabalhando há três anos no momento em que a lei entrar em vigor.




19/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Távola quer regulamentar profissão de astrólogo

CAS regulamenta a profissão de "sommelier"

CE regulamenta profissão de turismólogo

Lei regulamenta a profissão de árbitro de futebol

Senado regulamenta a profissão de 'sommelier'

PROJETO REGULAMENTA PROFISSÃO DE ESTETICISTA