CAS vota projeto que obriga o SUS a cobrir despesas com transporte e estada de pacientes



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vota nesta quarta-feira (24), às 9h, projeto que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a cobrir as despesas de transporte, alimentação e estada de pacientes que, por inexistência, insuficiência ou carência de serviços de saúde do local de seu domicílio, requeiram remoção para localidades dotadas de centros de saúde mais avançados.

De acordo com o projeto, de autoria da senadora Marina Silva (PT-AC), as despesas serão financiadas com recursos do orçamento da Seguridade Social da União, dos estados, Distrito Federal e dos municípios. Marina Silva argumenta que a universalização do acesso aos benefícios da saúde pública foi um dos pontos altos da Constituição de 88, mas as pessoas que moram em regiões isoladas enfrentam o problema da falta de bons hospitais em suas regiões.

Na mesma reunião da CAS, presidida pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP), será discutido projeto do senador Ramez Tebet (PMDB-MS) que determina às companhias aéreas a redução de 50% no preço das passagens destinadas a pessoas com mais de 60 anos de idade. Da pauta da CAS constam outros seis projetos.

23/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS vota projeto que obriga pagamento de despesas com transporte de órgãos pelos planos de saúde

Aprovada redação final do projeto que obriga planos a cobrir despesas de acompanhantes em UTIs neo-natais

CAS deverá votar projeto que obriga SUS a fornecer transporte para pacientes

Ana Amélia comemora aprovação de projeto que obriga planos de saúde a cobrir quimioterapia em casa

Aprovado projeto que obriga planos de saúde a pagar despesas de acompanhantes de idosos internados

Planos de saúde poderão ser obrigados a cobrir despesas de acompanhantes de idosos