CAS vota saque do FGTS para pagamento de cirurgia do trabalhador



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) reúne-se nesta quarta-feira (dia 28), às 9h, para votar, em decisão terminativa, projeto do senador Osmar Dias (PSDB-PR) que permite o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de cirurgia do trabalhador ou de seus parentes em primeiro grau. A proposição conta com parecer favorável do relator, senador Tião Viana (PT-AC), que apresentou uma emenda para estender a possibilidade de saque ao custeio de internações hospitalares.

Outra matéria na área de saúde a ser analisada em caráter terminativo é de autoria do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) e prevê o reconhecimento das Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomoleculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A proposta de Alcântara, que recebeu parecer pela aprovação do relator, senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), pretende garantir condições de prevenção, assistência e reabilitação dos trabalhadores afetados pela moléstia.

A CAS também deve pronunciar-se em decisão final sobre projeto do senador Geraldo Althoff (PFL-SC) que concede seguro-desemprego aos trabalhadores vinculados a atividades sazonais ou temporárias. Ainda na área trabalhista, será votado projeto do senador Luiz Pontes (PSDB-CE) que fixa o limite máximo de 25% do total de vagas que as empresas podem ocupar com empregados contratados por meio de leis de incentivos, e projeto do ex-senador Luiz Estevão (PMDB-DF) que altera a legislação relativa ao exercício da atividade de treinador de futebol, para possibilitar aos jogadores exercerem a profissão.

Entre os dez itens da pauta da reunião da CAS, cinco são projetos da Câmara. Uma das matérias trata da obrigatoriedade de orientação nas embalagens de roupas íntimas sobre a importância de exames preventivos de câncer de mama, colo de útero e próstata. Outra proposta dá atendimento preferencial ao idoso nas unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e há ainda projeto que faculta o acesso de gestantes em ônibus, cinemas e outros locais sem passar por catraca ou roleta.

27/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS vota saque do FGTS para pagamento de cirurgia do trabalhador

Osmar Dias quer autorizar saque do FGTS para cirurgia

PROJETO DE ESTEVÃO PERMITE SAQUE DO FGTS PARA PAGAMENTO DE ANUIDADE ESCOLAR

CAS vota projeto que permite saque do FGTS para abertura ou expansão de negócio

CAS vota novas opções de saque do FGTS

CAS vota, em turno suplementar, saque do FGTS por aposentados que continuam a trabalhar