Casa da Árvore traz esperança a menores de áreas carentes do Rio
O projeto Casa da Árvore, implantado em comunidades carentes do Rio de Janeiro, tem ajudado meninos e meninas a superar traumas gerados pela violência. Com uma metodologia inédita trazida da França e adaptada à realidade brasileira com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A Casa está transformando a rotina de crianças expostas diariamente a situações de risco, contribuindo para a diminuição da violência e da evasão escolar.
Há três unidades em funcionamento atualmente no Rio de Janeiro: no morro do Turano, no bairro do Rio Comprido, Zona Norte, no Chapéu Mangueira, na Zona Sul, e na Ilha da Conceição, no município de Niterói. As três unidades atendem por dia cerca de 60 crianças de 0 a 12 anos. Transformado em Organização Não-Governamental em 2002, o projeto também funciona em conjunto com três creches comunitárias da Zona Sul do Rio, sendo duas em Botafogo, uma delas no morro Santa Marta, e outra no bairro do Leme, na comunidade Chapéu Mangueira.
O resultado dos estudos realizados pela ONG foi divulgado no livro: “A Casa da Árvore – Uma Experiência Inovadora na Atenção à Infância”. O projeto foi financiado pela Finep com verba de R$ 200 mil para iniciativa. A pesquisa intitulada “Metodologia Inovadora para Prevenção a Violência e Promoção de Saúde Mental em Comunidades no Rio de Janeiro”.
Fonte:
Finep
19/03/2010 17:02
Artigos Relacionados
Especial D.O.: Arsenal da Esperança oferece assistência a pessoas carentes na capital
SEBASTIÃO ROCHA DIZ QUE FUNDO CONTRA POBREZA TRAZ ESPERANÇA
Lúcia Vânia: Lei Maria da Penha traz esperança ao Dia da Mulher
Apadrinhar menores carentes poderá gerar dedução no Imposto de Renda
MOZARILDO CAVALCANTI ESPERA QUE ESTADOS MAIS CARENTES TENHAM CORTES MENORES
Acesso à educação infantil poderá ser ampliado em áreas carentes