Casagrande defende novo modelo de desenvolvimento



O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse que, na reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com seu Conselho Político, defendeu a implantação de um novo modelo de desenvolvimento, argumentando que o atual modelo fracassou na área social, "gerando continentes inteiros de excluídos, que é o caso da África".

Em pronunciamento nesta quarta-feira (18), o parlamentar afirmou que ficou provada a necessidade da presença forte do Estado, "para distribuição de renda e controle do comportamento irresponsável da atividade financeira". Enfatizou que o atual modelo de desenvolvimento também foi mal-sucedido na área ambiental.

O senador disse ter proposto, na reunião do Conselho Político, a utilização de energia solar no programa habitação popular lançado pelo governo, que prevê a construção de um milhão de casas até 2010.

Renato Casagrande calculou que, se o chuveiro elétrico representa de 25% a 35% do consumo de energia em uma casa popular, a utilização de energia solar significaria uma economia equivalente ao consumo de 250 mil a 350 mil casas populares - uma cidade média. Enfatizou que a mudança também aumentaria a produção de "empregos verdes" e o incremento na produção de tecnologia limpa. A proposta, acrescentou, foi defendida também pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e pelo deputado Sarney Filho (PV-MA).

Casagrande também manifestou seu apoio à publicidade de gastos do Congresso Nacional. Para ele, "a transparência se tornou um item obrigatório" na atividade parlamentar.



18/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande defende investimentos em novo modelo de consumo energético

Capiberibe defende novo modelo de desenvolvimento para Amazônia

Ana Júlia defende novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia

MARINA DEFENDE NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO PARA A AMAZÔNIA

Jose Nery defende novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia

Brasil precisa criar um novo modelo de desenvolvimento com os recursos do pré-sal, defende pesquisador