Casagrande destaca produção brasileira de energia



O senador Renato Casagrande (PSB-ES) afirmou nesta quarta-feira (3) que a descoberta de petróleo na camada pré-sal, embora dê ao "uma sobrevida maior do que se esperava" a sua exploração no país, também coloca o Brasil diante de um desafio ambiental, uma vez que se trata de "uma fonte de energia muito agressiva ao meio ambiente".

Casagrande, que é o relator da Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas, fez a advertência ao participar da conferência Nova Fronteira do Petróleo: os Desafios do Pré-sal, integrante do 4° Fórum Senado Debate Brasil.

- O modelo que nós temos hoje fracassou social e ambientalmente. Nós temos que refletir sobre o modelo de desenvolvimento que nós queremos: sobre teor e perfil de consumo - disse o senador.

Para Casagrande, o Brasil passa por uma fase de transição em que é eficiente tanto na produção de petróleo e de energia elétrica quanto na de biocombustível.

O parlamentar ressaltou que o debate ambiental também é essencialmente econômico, razão pela qual se deve investir ainda mais em novas fontes de energia economicamente mais viáveis. Essa preocupação, lembrou o senador, é de âmbito global.

- O petróleo será uma fonte de energia enquanto tiver viabilidade econômica e ambiental - alertou.



03/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda destaca vocação do Ceará para produção de energia limpa

Minas e Energia autoriza produção de energia a três Centrais Geradoras Eólicas

Casagrande pede energia solar no programa de habitação

Renato Casagrande inicia reunião que vai debater energia solar

Casagrande saúda presidente do IPCC e defende debate sobre energia alternativa

Casagrande destaca avanços propostos ao CPP