Casagrande manifesta-se contrário ao voto em lista
Em discurso da tribuna do Plenário nesta quinta-feira (14), o senador Renato Casagrande (PSB-ES) manifestou-se contrário ao voto em lista preordenada, primeiro item do projeto de reforma política discutido na Câmara dos Deputados. Se aprovada essa proposta, o eleitor deixará de escolher candidatos individualmente (vereador, deputado estadual e federal) e passará a votar em listas previamente ordenadas por cada partido.
Para o parlamentar, que é líder do PSB, impedir que o eleitor escolha o seu candidato da forma como faz até agora é uma atitude que não faz parte da cultura brasileira.
- Isso vai formar, naturalmente, uma oligarquia partidária, um "caciquismo" partidário mais forte do que já temos hoje - afirmou.
Renato Casagrande fez o comentário ao citar o debate ocorrido na quarta-feira (13) na Câmara dos Deputados, quando começou a ser discutida em plenário a reforma política. Na discussão sobre o voto em lista preordenada, não houve consenso entre os deputados. O senador afirmou que essa é uma decisão difícil, pois a sociedade tem-se dividido com relação a esse assunto.
- Diria até que ele é rejeitado pela sociedade - comentou o parlamentar.
Segundo Casagrande, as bancadas do PSB na Câmara e no Senado farão um debate para que o partido possa ter uma posição única sobre o assunto.
14/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
JUCÁ MANIFESTA-SE CONTRÁRIO À CONSTRUÇÃO DE ANGRA3
JUVÊNCIO MANIFESTA-SE CONTRÁRIO À RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS ESTADUAIS
Adelmir Santana se manifesta contrário à intervenção no Distrito Federal
José Jorge manifesta-se contrário à transposição para fins de irrigação
Crivella se manifesta contrário a projeto que criminaliza manifestação crítica ao homossexualismo
Paulo Octávio manifesta-se contrário à construção de presídio de segurança máxima no DF