José Jorge manifesta-se contrário à transposição para fins de irrigação



O senador José Jorge (PFL-PE) apoiou sem condições a transposição das águas do Rio São Francisco para abastecimento humano, mas manifestou-se totalmente contrário à utilização das águas do rio, para fins de irrigação, em outras bacias hidrográficas. Para ele, os municípios situados na bacia do São Francisco devem ter prioridade no uso de suas águas na agricultura.

José Jorge comentou que seu estado, Pernambuco, tem mais de 400 quilômetros de margens do São Francisco, mas apenas 15 a 120 municípios são abastecidos com suas águas para irrigação de culturas. Para o parlamentar, é preciso se realizar um -estudo integral- da bacia do São Francisco para que sejam avaliadas todas as utilizações possíveis de suas águas, seja para abastecimento humano, para irrigação, para produção de energia ou mesmo para navegação.

O representante pernambucano fez várias perguntas ao vice-presidente José Alencar, que coordena, pelo governo federal, os estudos para transposição das águas do Rio São Francisco. Entre outras, ele indagou como é possível garantir a paridade e a simultaneidade de liberação de recursos tanto para a revitalização do rio quanto para sua transposição. Também perguntou qual o volume de água a ser perdido com a evaporação no trajeto da transposição.



04/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge declara voto contrário à aprovação da reforma tributária

José Jorge critica MP do setor elétrico e anuncia voto contrário

José Jorge critica CPMF e anuncia voto contrário à reforma tributária

José Jorge quer que governo consulte o Senado sobre a transposição do São Francisco

José Jorge manifesta preocupação com novo sistema de avaliação do ensino superior

JUCÁ MANIFESTA-SE CONTRÁRIO À CONSTRUÇÃO DE ANGRA3