Casagrande pede recursos para socorrer o ES
O senador Renato Casagrande (PSB-ES) pediu ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, suplementação orçamentária para o Ministério da Integração Nacional, para que este possa socorrer a população do estado do Espírito Santo, atingido por intensas chuvas no final do mês passado. O parlamentar informou ao Plenário, nesta quarta-feira (4), que esteve com o ministro Geddel Vieira Lima, mas este o informou que seu ministério está sem recursos para atender às necessidades capixabas.
O senador lembrou que os deslizamentos de encostas decorrentes das fortes chuvas vitimaram fatalmente três pessoas e deixaram milhares de desalojados e desabrigados. Houve também muitos prejuízos materiais, informou o parlamentar, citando a BR 101, que está fechada.
Casagrande informou que os governos estadual e municipais estão atuando, mas há muito o que fazer e os recursos são poucos. Informou que, embora a situação capixaba não seja tão grave como a de Santa Catarina, onde as chuvas deixaram mais de 120 mortos no final do ano passado. Mas disse que, em seu estado, as chuvas de três dias superaram em três vezes a média de chuvas de todo o mês de outubro.
- Há 73 anos não chovia tanto no Espírito Santo em outubro - afirmou.
Coordenando a sessão, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), manifestou, em nome da Casa, solidariedade ao povo do estado.
04/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heloísa Helena pede liberação de recursos para socorrer os flagelados de Alagoas
Para socorrer municípios, Lúcia Vânia cobra revisão de distribuição de recursos
Heráclito questiona por que não há recursos para aposentados, mas há para socorrer bancos e empreiteiras
Senado votará MP que concede recursos para combater gripe suína e socorrer vítimas das enchentes
João Alberto pede providências para socorrer o Rio Mearim
Arthur Virgílio pede SOS Amazonas para socorrer vítimas de enchentes