Casagrande propõe ação conjunta para conter a violência no Brasil



O senador Renato Casagrande (PSB-ES) afirmou, nesta quarta-feira (4), que a questão da violência, que atinge todas as camadas sociais no Brasil, deve ser enfrentada em uma ação conjunta entre o Estado e a sociedade organizada. A seu ver, devem ser elaboradas e adotadas políticas públicas de valorização da vida humana, de promoção da cidadania e da justiça social.

Nesse sentido, Casagrande enalteceu o lançamento da Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como tema: Fraternidade e Segurança Pública, sob o lema: A Paz é fruto da Justiça. O senador destacou ainda o trabalho da Comissão de Juristas que atua na proposição de um novo código de processo penal para o país.

- Este é o momento de fazermos uma reflexão coletiva sobre o tema da violência - afirmou Casagrande. - Devemos procurar identificar os fatores pregressos às causas da violência para entendermos o que leva um cidadão a envolver-se com a criminalidade.

O senador considera que a sociedade brasileira vive uma crise de valores éticos e morais. Por essa razão, caberia ao Estado prover as instituições de instrumentos de combate à impunidade que, a seu ver, seria uma das causas da violência urbana.

- É dever das instituições combater, efetivamente, a corrupção, seja ela ativa ou passiva, criando mecanismos legais de promoção do respeito entre as pessoas e ético nas relações do público com o privado.

Renato Casagrande disse esperar que, ainda no primeiro semestre deste ano, a Comissão de Juristas possa disponibilizar para consulta pública uma minuta do anteprojeto que está elaborando.

- Esse novo instrumento certamente dotará o Estado brasileiro de ferramentas de apuração e repressão ágeis e eficazes, capazes de contribuir para o afastamento do senso comum de impunidade, provocado, em inúmeros casos, pelas delongas processuais - disse o senador.



04/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon pede ação conjunta para acabar com a violência no Rio

QUINTANILHA COBRA AÇÃO CONJUNTA CONTRA VIOLÊNCIA

Lúcia Vânia propõe ação conjunta pela votação dos vetos presidenciais

Brasil e Uruguai têm ação conjunta para combater criminalidade na fronteira

Casagrande propõe criação de escola para buscar soluções para violência e crise na segurança pública

Brasil sugere a FMI ação conjunta pelo dólar