Casildo diz que Legislativo não pode mais adiar reformas política e eleitoral



VEJA MAIS

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse, em pronunciamento nesta quinta-feira (3), que o Legislativo deve discutir com urgência a reforma política e eleitoral. O senador destacou, entre os temas que devem ser discutidos, as atuais regras de fidelidade partidária, o financiamento de campanha e limite às reeleições no Legislativo "para que ninguém se perpetue no poder".

- O Legislativo não pode mais adiar essa discussão, sob pena de promover um indesejável atraso em nosso desenvolvimento democrático – reflexo imediato das conquistas sociais e econômicas que tanto almejamos – disse.

Casildo Maldaner criticou as atuais regras da legislação eleitoral brasileira que permitem aos parlamentares, ao trocarem de partido, levarem consigo os recursos do Fundo Partidário e o tempo de propaganda eleitoral na TV, proporcionais aos votos recebidos. Para o senador, a medida estimula o troca-troca e enfraquece os partidos políticos.

- É justamente aí que surge o troca-troca partidário que estamos presenciando nesse momento, em nada contribuindo para o aprimoramento democrático e, com raras exceções, com pouca ou nenhuma motivação ideológica  – criticou.

Em relação ao financiamento das campanhas eleitorais, o senador propõe que as contribuições privadas devem vir exclusivamente de pessoas físicas, contribuindo para a independência dos eleitos. Casildo também defendeu o voto distrital misto, em que os eleitores teriam dois votos: um para candidatos no distrito e outro para os partidos. Esse sistema, afirmou o senador, garantiria maior representatividade regional.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que o Brasil está passando por um momento vergonhoso, no qual os partidos políticos se transformaram em um “balcão de negócios”. Alvaro Dias concordou com Casildo em relação à urgência da reforma política ressaltando que, enquanto o Legislativo não propuser uma mudança concreta, estará sendo coniventes com o que está ocorrendo no país.



03/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel defende importância de reformas política e eleitoral

Casildo Maldaner quer Justiça Eleitoral mais rápida

TEBET DIZ QUE PAÍS NÃO PODE MAIS ADIAR A RETOMADA DO CRESCIMENTO

Política de crescimento da China pode dar exemplos ao Brasil, diz Casildo

Para Mozarildo, Congresso não pode mais adiar discussão sobre aumento do funcionalismo

Casildo Maldaner alerta para a necessidade de uma política agrícola mais ativa