Casildo e Lando assinam requerimento para criação de CPI
Os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Amir Lando (PMDB-RO) anunciaram nesta terça-feira (dia 17) que completaram as 27 assinaturas necessárias, no Senado, ao requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito mista (CPI) para investigar atos de corrupção praticados no âmbito do governo federal e por políticos denunciados pela imprensa. Casildo justificou a decisão, comparando o momento atual vivido pelo PMDB com a Semana Santa.
- Ainda me sinto no Monte das Oliveiras. Nós, do PMDB, fomos esbofeteados na Semana Santa. A Semana Santa continua para nós, mas eu acredito na ressurreição - disse.
Casildo disse estar sentindo-se ofendido e agredido com tudo o que tem sido dito a respeito do PMDB e lembrou que o partido já deu exemplos ao Brasil, no passado, cortando a própria carne. Ele lembrou das lutas do partido e pediu que o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) deixe a presidência do PMDB e passe a direção para o senador Maguito Vilela (PMDB-GO), como forma de impedir comparações do partido "a uma Sudam".
Amir Lando disse que sempre buscou uma "coerência razoável" que levasse a uma "identidade entre idéia e ação" na vida pública. Ele assinalou que é difícil conseguir investigar "tendo como soberania apenas a verdade", quando facções políticas antecipam decisões e julgamentos. O senador também revelou estar sofrendo pressões do governo e dos eleitores de Rondônia para decidir sobre se assinaria ou não o requerimento de CPI. "Sempre honrei a minha palavra", afirmou. Lando disse ainda que a CPI deve "investigar sem escandalizar".
17/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lando diz que requerimento de Ideli lembra ação da KGB
Amir Lando diz que será o último a assinar requerimento da CPI da corrupção
Lido requerimento para criação da CPI do MST
Incor e Ipem assinam convênio para a criação de Centro de Produtor Radiofármacos
Requerimento para criação de CPI será apresentado dia 9, diz Dutra
Almeida Lima anuncia requerimento para criação de CPI