Casildo Maldaner apoia reformas que estimulem o cooperativismo
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), em pronunciamento nesta quinta-feira (24), registrou sua participação em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), pela manhã, em que especialistas debateram a situação do cooperativismo no Brasil e discutiram avanços regulatórios capazes de estimular o crescimento do setor. O parlamentar salientou que, no Ano Internacional do Cooperativismo, o sistema oferece contribuição relevante ao Brasil.
- Ao longo de sua trajetória, consolidou-se de forma indelével o cooperativismo. Atualmente são mais de 6.600 cooperativas, com 10 milhões de associados e 300 mil servidores abrangendo 13 setores de atuação – disse o senador.
Casildo Maldaner informou que 20% da população de Santa Catarina faz parte de cooperativas, e, indiretamente, metade dos catarinenses está envolvida no movimento. Em seu ponto de vista, porém, é preciso modernizar a lei que rege o cooperativismo e elevar as metas de formalização da atividade – segundo estatística que apresentou, 30 mil cooperativas atuam na informalidade.
O senador defendeu o cooperativismo apoiado em atividades “economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis e socialmente justas”, e manifestou confiança na contribuição das cooperativas para que o país atinja a meta de produção de uma tonelada de grãos por brasileiro.
- Parece ousadia, mas tenho convicção de que, com a expansão do cooperativismo, o cumprimento da meta é plenamente viável – concluiu.
24/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner registra Dia Internacional do Cooperativismo
Casildo Maldaner comemora 40 anos do cooperativismo em Santa Catarina
Casildo Maldaner aponta importância do cooperativismo em Santa Catarina
CASILDO MALDANER DIZ QUE REFORMAS SERÃO AS POSSÍVEIS
Casildo Maldaner diz que Brasil deve se espelhar na Alemanha: crescimento com controle fiscal e reformas estruturais
Programa que apoia cooperativismo já beneficia mais de 50 mil agricultores familiares