Casildo Maldaner: Código Florestal deve ser discutido sem maniqueísmo
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), em pronunciamento nesta quinta-feira (15), destacou a importância da reforma do Código Florestal (PLC 30/2011), atualmente em debate no Senado, e defendeu "a superação do maniqueísmo" na discussão do projeto. Em sua opinião, o código deve ser equilibrado, levando em conta as diferenças regionais na defesa do meio ambiente e da produção agropecuária.
- No texto do código é preciso tratar de forma singular os diferentes biomas e configurações econômicas de cada região. É essencial pensarmos em uma certa autonomia em determinados aspectos para que estabeleçam regras em consonância com as peculiaridades geográficas e socioeconômicas - afirmou.
O parlamentar lembrou que o setor agropecuário já responde por 38% da pauta de exportações brasileira e que o país deve aproveitar a oportunidade econômica crescente diante do aumento da demanda por alimentos no mundo. Casildo Maldaner defendeu um Código Florestal que promova o desenvolvimento sustentável, mencionando os efeitos adversos do desmatamento.
Em aparte, o senador Jayme Campos (DEM-MT) destacou a importância da discussão sobre o Código Florestal, lei que considera modelo para o mundo, e elogiou o desenvolvimento e a competitividade do agronegócio brasileiro apesar das deficiências logísticas. O senador entende que a reforma do código deva ser levada a votação rapidamente.
Debate em SC
Casildo Maldaner registrou a realização nesta sexta-feira (16), em Chapecó (SC), de audiência pública para a discussão do projeto do novo Código Florestal. Além de autoridades locais, produtores e representantes de cooperativas, estará presente no evento uma comitiva de parlamentares liderados pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), incluindo membros das Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA), Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.
15/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Davim diz que Código Florestal deve ser discutido 'sem fundamentalismo'
Código Florestal será discutido em ciclo de audiências na CMA
Jorge Viana: Código Florestal será discutido sem emocionalismo
Casildo Maldaner diz que fracasso da Rodada de Doha não deve desanimar o Brasil
Casildo elogia Código Florestal e pede mais incentivos ao agronegócio
Casildo Maldaner: Congresso deve ter comissão permanente para investigar narcotráfico