Paulo Davim diz que Código Florestal deve ser discutido 'sem fundamentalismo'
O senador Paulo Davim (PV-RN) disse, em discurso nesta terça-feira (31), que o Senado deve discutir de forma equilibrada o projeto do novo Código Florestal brasileiro, com respeito à questão ambiental, "porém sem fundamentalismos de ambos os lados". Embora reconheça a importância do agronegócio para a formação do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB), Davim afirma que não é possível sacrificar a proteção ambiental em nome da produtividade da agricultura nacional.
- Eu acho que o Brasil, que é tido como um país com a mais avançada legislação ambiental; que tem a maior floresta tropical do mundo; o maior rio em volume d'água do mundo; a maior biodiversidade do mundo; não pode retroceder, não tem o direito de dar um passo atrás - disse.
Ao defender um debate "isento de emoções e interesses outros", Davim pediu que os parlamentares considerem as posições das entidades técnico-científicas. Em sua avaliação, elas podem contribuir para que se chegue a um textoque "vá ao encontro dos interesses do Brasil".
Paulo Davim cumprimentou a escolha do senador Jorge Viana (PT-AC), nesta terça-feira, para relatar a proposta na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Ele disse que Viana é conhecedor da matéria por formação profissional e por ser político "de história". Jorge Viana é engenheiro florestal.
O parlamentar manifestou satisfação em poder discutir o substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) "ponto a ponto", com a ex-senadora Marina Silva e o deputado José Sarney Filho e outros 12 senadores na CMA nesta terça-feira.
Davim acredita que a celebração do Dia Internacional do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, será uma oportunidade para se restabelecer o compromisso com o patrimônio ambiental brasileiro e realizar um debate "enriquecido com ideias e compromissos".
31/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner: Código Florestal deve ser discutido sem maniqueísmo
Código Florestal: Paulo Davim responde a ruralistas
Paulo Davim defende modernização do Código Florestal
Paulo Davim critica reforma do Código Florestal
Paulo Davim defende vetos ao projeto do Código Florestal
Paulo Davim pede ajustes no projeto do Código Florestal