Casildo Maldaner: Congresso "não pode se furtar" de debater exploração do pré-sal



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), em pronunciamento nesta terça-feira (9), pediu a participativa ativa do Legislativo, como representante da sociedade, no debate sobre a exploração das reservas de petróleo da camada pré-sal no litoral brasileiro. Ele observou que as descobertas podem representar perspectivas inéditas de desenvolvimento para o país, com "amortização da imensa dívida social". Porém, pediu cautela, salientando que a riqueza do pré-sal ainda não pôde ser dimensionada, persistindo dúvidas sobre a viabilidade da exploração.

- No momento, nem há tecnologia e logística seguras para a exploração dessas reservas, nem o atual modelo institucional de regulação da indústria petrolífera parece responder às necessidades impostas pelas reservas recém-reveladas - disse o senador.

O novo modelo de exploração e a destinação dos recursos, na opinião do parlamentar, precisam ser amplamente discutidos no Congresso Nacional. As criações de uma empresa estatal exclusiva para administrar as reservas e de um fundo soberano para a aplicação dos recursos são idéias apontadas por Casildo Maldaner como pontos fundamentais da discussão.

- O mais importante, agora, é ter a prudência de não se deixar embriagar pela riqueza potencial e cair no erro de muitos países, que não souberam utilizar esses recursos para o desenvolvimento social da Nação - alertou o senador.



09/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner anuncia encontro para debater futuro do PMDB em Santa Catarina

Casildo Maldaner diz que reforma política foi 'bode na sala' do Congresso

Casildo Maldaner: taxa pode melhorar iluminação das cidades

Casildo Maldaner: Congresso deve ter comissão permanente para investigar narcotráfico

Casildo Maldaner manifesta apoio à PEC das MPs e pede que Congresso retome suas prerrogativas

Casildo Maldaner faz angioplastia e passa bem