Casildo Maldaner registra trabalho de associação de combate ao erro médico
Presidida por Dirceu Alceu Mocelim, a associação se propõe, segundo o senador, a advertir os profissionais da medicina, clínicas e laboratórios sobre os riscos que correm se, no exercício profissional, praticarem atos de imprudência, negligência ou imperícia.
De acordo com Maldaner, a ASVINIME recebeu o apoio de cerca de dez países em questões relacionadas a dano estético, exames laboratoriais e à imperícia médica e hospitalar. "O presidente da associação registra que, em apenas nove meses de funcionamento, estão sendo atendidos aproximadamente três casos por semana de denúncias de erros médicos, confirmando-se dois deles", informou, observando que existem pelo menos 300 mil processos de reparação à espera de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Casildo Maldaner reconhece a complexidade que envolve a discussão do erro médico, mas se solidariza à luta da ASVINIME para quebrar o mito de "semideuses" que cerca a profissão. "A realidade inafastável é a de que os médicos são apenas humanos", diz. No seu ponto de vista, a associação defende com acerto a redução do número de casos de erro, "para o que será imprescindível um eficiente sistema de fiscalização, modernização e aparelhamento dos hospitais, maior qualificação profissional, melhores universidades e, sobretudo, amor aos pacientes".
11/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner registra Dia Internacional do Cooperativismo
Casildo Maldaner registra vitória em Santa Catarina
Casildo Maldaner registra o aniversário de 90 anos de dom Paulo Evaristo Arns
Casildo Maldaner cobra maior acesso de portadores de deficiência ao mercado de trabalho
Magno Malta vai ao Supremo por CPI do Erro Médico
Escolhidos primeiros integrantes da CPI do Erro Médico