Casildo Maldaner: Rio+20 propôs reflexão sobre dimensão prática do desenvolvimento sustentável



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (26), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que a Rio+20 teve o mérito de propor uma reflexão sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. O senador informou que esteve presente em dois dias da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Susntentável,  realizada no Rio de Janeiro entre os dias 12 e 22 de junho.

O senador lembrou que houve muitas críticas sobre a não participação de líderes de nações importantes do mundo e sobre a falta de ousadia no documento final. Maldaner disse, no entanto, que não é correto negar o importante legado que a Rio+20 deixa para o país e para o mundo: pensar a dimensão prática do desenvolvimento sustentável.

- A grande lição é que, além de empresas e governos, é preciso que todos façamos o nosso dever de casa – declarou.

De acordo com Maldaner, não adianta assinar papéis e organizar eventos se as coisas práticas não acontecerem. Na dimensão prática sobre a preservação, o senador disso que houve avanço, já que a população tem mostrado mais consciência sobre as questões do meio ambiente. Ele citou o exemplo da reciclagem, em que o brasileiro tem sido exemplo para o mundo.

O senador afirmou que a reciclagem tem criado uma nova cadeia produtiva no Brasil. Segundo Maldaner, em 2010, o país reciclou 439 mil toneladas de alumínio. Por 10 anos seguidos, o Brasil lidera a reciclagem de latas de bebidas entre os países em que a prática não é obrigatória. O senador também elogiou o desenvolvimento de biocombustíveis e os avanços nas pesquisas de energias não poluentes no Brasil, como a eólica e a solar.

Casildo Maldaner destacou o que considera avanços no campo legislativo. Para ele, o novo Código Florestal (PLC 30/2011) é um exemplo disso. Ele declarou que o novo texto poderá permitir o crescimento econômico aliado com o desenvolvimento sustentável.

O parlamentar catarinense também defendeu mais qualidade na educação e mais eficiência na Defesa Civil, que deveria atuar de forma mais preventiva. Para Maldaner, educação de qualidade e Defesa Civil mais atuante têm tudo a ver com desenvolvimento sustentável.

- Com educação e com a participação de todos conseguiremos atingir nossos objetivos – disse o senador.



26/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner sugere que bancos de desenvolvimento não-federais tenham acesso aos recursos do FAT

Cartilhas orientam sobre a prática do consumo sustentável

Decisão do STJ sobre Lei Seca é um ‘retrocesso’, diz Casildo Maldaner

Casildo Maldaner faz alerta sobre crescimento das doenças endêmicas

Casildo Maldaner aponta peso dos impostos sobre os brasileiros

Casildo Maldaner alerta sobre conseqüências do envelhecimento da população brasileira