Casildo Maldaner sugere dedução no Imposto de Renda para quem ajudar portadores de deficiência




O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (3), a criação de uma lei de incentivo fiscal em favor de portadores de deficiência, a exemplo da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) ou da Lei de Incentivo ao Esporte.

De acordo com o parlamentar, com a vigência de uma legislação desse tipo, a pessoa física ou jurídica poderia abater um percentual determinado do Imposto de Renda devido para a aquisição de equipamentos para portadores de deficiências, tanto para o uso próprio quanto para doação a terceiros.

- Evidente que tais doações devem sofrer rigorosa fiscalização, para que não deságüem na vala comum do assistencialismo barato, nem tampouco sejam vítimas de intenções e ações de interesses escusos - disse.

Casildo Maldaner sugeriu também a elaboração de outra lei, concedendo isenção total de impostos para a pesquisa e desenvolvimento de equipamentos voltados aos portadores de deficiência, para estimular a inovação tecnológica brasileira no setor.

O senador salientou que boa parte dos equipamentos para portadores de deficiências auditivas, visuais, motoras, físicas e mentais - como softwares, computadores, próteses, órteses, cadeiras de rodas especiais - é produzida no exterior, alcançando preços proibitivos mesmo quando fabricados no Brasil.



03/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá deve discutir dedução de Imposto de Renda para quem contrata empregada doméstica

Casildo Maldaner cobra maior acesso de portadores de deficiência ao mercado de trabalho

Casildo Maldaner reivindica correção da tabela do Imposto de Renda

Dedução de imposto para quem apoiar reciclagem está em pauta na CMA

César Borges propõe redução de idade para dedução de imposto de renda

Dedução de imposto de renda para reflorestamento será votada na terça-feira