Caso Battisti: DEM recorrerá ao Supremo contra decisão de Lula



O Democratas vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar o parecer que fundamentou a decisão - tomada em 31 de dezembro pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva - de não extraditar o italiano Cesare Battisti. O partido deve ajuizar, nesta quarta-feira (12), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o parecer, que foi apresentado pela Advocacia-Geral da União.

VEJA MAIS

Em comunicado, o DEM argumenta que, "ao contrário do que proclama o parecer da Advocacia-Geral da União, o presidente da República não tem amplo poder discricionário para avaliar a presença de razões para supor o agravamento da situação do criminoso".

Segundo o presidente da legenda, Rodrigo Maia, o presidente da República "tem menos ainda [poder discricionário] no presente caso, uma vez que, no afã de tentar demonstrar uma eventual perseguição a Battisti, o parecer se baseou exclusivamente em matérias jornalísticas que, segundo o Supremo Tribunal Federal, não servem de prova robusta para absolutamente nada".

Para o DEM, apenas o Supremo tem competência para julgar extradição solicitada por Estado estrangeiro. Rodrigo Maia diz que "tanto isso é verdade que tal questão foi expressamente apreciada pelo Supremo Tribunal Federal no específico caso de Cesare Battisti".

Em novembro de 2009, o Supremo autorizou a extradição de Cesare Battisti após analisar solicitação do governo italiano, mas deixou a decisão final para a Presidência da República. Battisti foi condenado na Itália sob a acusação de quatro assassinatos, na época em que teria sido membro de um grupo de esquerda. Ele alega inocência. Atualmente, está preso em Brasília.



12/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias diz que PSDB recorrerá ao Supremo contra MP

Simon apoia decisão de Tarso Genro no caso Battisti

ROMERO JUCÁ ANUNCIA QUE RECORRERÁ CONTRA DECISÃO DA CCJ

Suplicy relata apoio de associações de parlamentares Brasil-Itália a decisão do STF no caso Battisti

PSB recorrerá contra decisão do TSE que verticaliza as coligações, anuncia Valadares

Demóstenes Torres diz que STF se desmoralizou ao deixar para Lula a palavra final sobre o caso Battisti