Cassol promete destinar recursos do Orçamento ao Instituto Federal de Rondônia



O senador Ivo Cassol (PP-RO) informou, nesta terça-feira (20), que o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) deverá ser beneficiado com emenda sua ou da bancada estadual ao Orçamento de 2013. A ideia, segundo ele, é fortalecer ainda mais os investimentos na estrutura dos cursos técnicos oferecidos pelo Ifro.

Cassol contou que o Ifro conseguiu crescer nos últimos quatro anos com excelência na educação profissional, científica e tecnológica. Com mais de 8 mil alunos, o instituto oferece cursos como técnico de móveis, informática, florestas, agropecuária, agroecologia, eventos, logística, reabilitação de dependentes químicos e segurança do trabalho e também licenciatura em Química, Física e Biologia – cursos em que ainda há grande carência de professores na rede de ensino do estado.

- Há necessidade, no estado de Rondônia, em várias áreas. Faltam professores para atender à demanda estudantil. Infelizmente, estão faltando vários profissionais - reconheceu.

O senador também comentou que há grande demanda de profissionais para atuar na agricultura e no agronegócio. No campus de Colorado do Oeste, contou, há oferta de cursos técnicos em agropecuária e aquicultura; formação superior de tecnologia em laticínios e de tecnologia em gestão ambiental; além de licenciatura em Biologia e especialização em Proeja (voltado à educação de jovens e adultos) e Engenharia Agronômica.

- Rondônia é um estado modelo da reforma agrária, onde há mais de 117 mil pequenas propriedades rurais e um forte agronegócio - destacou.

Além de Colorado, os cursos do Instituto Federal de Rondônia são lecionados em Ji-Paraná, Cacoal, Guajará-Mirim, Porto Velho, Calama e Ariquemes, informou o senador. Ele chegou a defender a incorporação ao Ifro de escolas técnicas e agrícolas com dificuldades de gestão, citando o exemplo da Escola Agrícola do Município de Rolim de Moura.

- É importante passarmos essa estrutura para o Instituto Federal de Rondônia, para que possa dar vida, para que possa trazer novos cursos, que possamos capacitar e profissionalizar os nossos filhos, para poder melhorar a qualidade profissional e a qualidade de vida do nosso povo.



20/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ivo Cassol manifesta apoio à nova reitora da Universidade Federal de Rondônia

Proposta de destinar recursos do Distrito Federal ao entorno da capital causa polêmica

Relator do Orçamento promete dobrar recursos do Incor

Cassol quer destinar a municípios ISS sobre uso de cartão de crédito

Paulo Paim promete, como relator, destinar dinheiro à Previdência e à saúde no Fundo Social do pré-sal

Polícia Federal prende grupo acusado de desviar recursos federais em Rondônia