CCDH e sindicalistas denunciam empresa ao Ministério do Trabalho
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul e Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo, acompanhados do presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Roque Grazziotin (PT), reúnem-se hoje (14/11), às 14h, em audiência com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Paulo Seger. O objetivo dos sindicalistas é ingressar com uma representação contra a empresa metalúrgica Andreas Stihl Moto Serras Ltda, estabelecida em São Leopoldo, solicitando ao MPT que instaure inquérito civil público a fim de averiguar as violações aos direitos coletivos dos trabalhadores.
O encontro com o procurador-chefe do MPT é resultado de reunião realizada, semana passada, entre os sindicalistas e a Comissão da Assembléia Legislativa. Na ocasião, foi denunciada uma série de arbitrariedades cometidas pela empresa metalúrgica, incluindo agressão física a trabalhadores com atuação na Cipa e no Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo. As cenas da agressão estão gravadas em fita de vídeo apresentada ao deputado Roque.
O deputado petista, por sua vez, vai comunicar ao procurador Paulo Seger que a CCDH acompanhará os desdobramentos deste caso até o fim. “Não se pode permitir que tantas violações às garantias fundamentais dos trabalhadores passem impunes”, disse Grazziotin, ao condenar as demissões arbitrárias de trabalhadores estáveis, o cerceamento à organização sindical, a violação das normas de medicina e segurança do trabalho, entre outras irregularidades.
11/14/2001
Artigos Relacionados
CCDH e sindicalistas denunciam multinacional ao Ministério Público do Trabalho
Direitos Humanos/Estudantes denunciam perseguição política à CCDH
Bancários denunciam condições de trabalho no Santander Meridional
Ministro do Trabalho e Emprego se reúne com sindicalistas no Rio
Governo e sindicalistas defendem redução de jornada de trabalho em frigoríficos
Sindicalistas apoiam projeto que garante igualdade de gênero no trabalho