CCDH lança publicação destinada a movimentos populares
Esta publicação, baseada nos direitos humanos econômicos, é a primeira de uma série que a CCDH pretende editar para abordar, também, a temática dos direitos humanos sociais, culturais e ambientais, fundamentados no Pacto Internacional dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC). “Queremos esclarecer conceitos e propagar a idéia de uma cultura de respeito, garantia e proteção ao direito à terra, ao trabalho e à moradia como expressões diretas da dignidade de todos os seres humanos”, explicou o presidente da Comissão, deputado Padre Roque Grazziotin (PT), acrescentando que “a luta dos movimentos populares contra as conseqüências de um sistema econômico excludente é uma luta pelos direitos humanos”.
Em 42 páginas, a publicação Terra, Trabalho e Moradia- Direitos Humanos Econômicos, traz ainda a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Pacto Internacional dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais. Os textos foram elaborados pela advogada Soraia da Rosa Mendes, assessora da CCDH, e as ilustrações, cedidas gentilmente pelo cartunista e chargista gaúcho Edgar Vasques.
O ato de lançamento, na segunda-feira, contará com a presença de diversos convidados, entre representantes de movimentos populares e entidades governamentais e não-governamentais, além do Poder Judiciário. Entre eles, o Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM); Central Única dos Trabalhadores (CUT); ACESSO - Cidadania e Direitos Humanos; Comissão Pastoral da Terra (CPT); Pastoral Operária Estadual (PO); Ministério Público Federal; Ministério Público do Trabalho; Delegacia Regional do Trabalho; e outros.
12/07/2001
Artigos Relacionados
CCDH lança publicação Terra, Trabalho e Moradia
CCDH lança publicação com alerta sobre a Alca
CCDH lança publicação com alerta sobre a Alca
Parte dos lucros da Caixa pode ser destinada a moradias populares
Madeira apreendida poderá ser destinada à construção de casas populares
Lançada publicação da CCDH com alerta sobre a Alca