CCDH lança Relatório na Câmara de Vereadores de Glorinha



A Câmara Municipal de Glorinha abre suas portas amanhã (17), às 9h15min, para o lançamento do Relatório Azul 2000-2001, da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembléia Legislativa. O evento será direcionado aos vereadores da cidade, considerados multiplicadores de informação, e contará com palestra do presidente da CCDH, deputado Roque Grazziotin, responsável pela edição do material. Em paralelo, será distribuído à Câmara de Glorinha exemplares da publicação Dignidade Sim, Alca Não! - Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e a Área de Livre Comércio das Américas, também produzido pela CCDH, com o objetivo de esclarecer a ameaça que a ALCA representa à soberania dos países latino-americanos e de divulgar a campanha nacional do plebiscito sobre a ALCA, que acontece na primeira semana de setembro.

Desde o lançamento do Relatório Azul em Porto Alegre, em junho, o presidente da CCDH já visitou mais de uma dezena de cidades do interior no mês de julho. A maioria atendendo a pedidos de comissões e grupos de Direitos Humanos, que tradicionalmente buscam informações no Relatório Azul, pelo fato desta publicação servir de fonte de pesquisa e formação e de influenciar iniciativas tomadas pelo Poder Público nos diferentes níveis.

As visitas ao interior do Estado prosseguem em agosto e setembro, quando já foram agendadas mais de 20 cidades. "Esses contatos são de extrema importância para o trabalho da Comissão de Direitos Humanos, pois é nosso dever expandir esses valores como base para a construção de uma sociedade mais justa e, conseqüentemente, de indivíduos mais felizes", explica o deputado.


Relatório Azul - Com uma tiragem de sete mil exemplares, o Relatório Azul, nesta 7ª edição, aborda em suas 648 páginas os principais temas da agenda de Direitos Humanos, tais como: crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas portadoras de deficiência, povos indígenas, povo negro, assistência social, saúde, livre orientação sexual, violência urbana, sistema prisional, violência policial, anos de chumbo, sistema de proteção dos Direitos Humanos, entre outros.

O Relatório Azul é uma publicação anual da CCDH, que procura oferecer um panorama das violações e garantias dos Direitos Humanos no Rio Grande do Sul. Os diferentes temas abordados a cada edição refletem a natureza do trabalho desenvolvido por esta Comissão no ano anterior ao seu lançamento, permitindo o monitoramento das políticas públicas desenvolvidas no Estado, bem como o acompanhamento da evolução da sociedade. A escolha do Azul para o nome, a única cor oferecida indistintamente a todos os seres humanos pela abóbada celeste, procura simbolizar a própria universalidade dos Direitos Humanos.

08/16/2002


Artigos Relacionados


CCDH lança Relatório Azul em Gravataí

CCDH lança Relatório Azul na Região Metropolitana

CCDH lança Relatório Azul hoje em Montenegro

CCDH lança publicação destinada a movimentos populares

CCDH lança publicação Terra, Trabalho e Moradia

CCDH lança livro sobre a pobreza no Brasil