CCDH realiza audiência pública Eldorado Carajás - 5 anos de impunidade
A Comissão de Cidadania e Direitos da Assembleia Legislativa do RS realiza nesta terça-feira (17), às 10 horas, no plenarinho(3ºandar) audiência pública "Eldorado Carajás - 5 anos de impunidade". Conforme o presidente da CCDH deputado Pe.Roque Grazziotin a audiência pretende lembrar o massacre que aconteceu dia 17 de abril de 1996, quando 19 trabalhadores sem terra foram executados pela polícia militar do estado do Pará.
"Passados cinco anos a impunidade ainda impera. Os comandantes da operação foram absolvidos e os 150 policias envolvidos no massacre continuam exercendo suas atividades rotineiras", denuncia Grazziotin.
A audiência pretende também debater a campanha nacional pela transferência dos crimes contra os direitos humanos para a esfera da justiça federal, bem como denunciar a crescente criminalização dos movimentos sociais e a política de reforma agrária do governo federal.
Deverão participar da audiência o desembargador Rui Portanova, representando o Poder Judiciário estadual; Marcelo Beckhausen, representando o Ministério Público Federal; Paulo Emílio Barbosa, representando o Ministério Público Estadual; o Juiz Federal Roger Raupp Rios; Jacques Alfonsin, representando a ACESSO; Frei Olavo Dotto, representando a CPT e CNBB e os movimentos sociais MPA, MTD, MMTR, MLNM, MST e MAB.
04/16/2001
Artigos Relacionados
CCDH relembra cinco anos do episódio de Eldorado dos Carajás
José Nery critica impunidade no massacre de Eldorado de Carajás
Suplicy lembra os 17 anos do massacre de Eldorado dos Carajás
Ademir destaca cinco anos do massacre de Eldorado do Carajás
Sibá lembra a passagem dos 11 anos do massacre de Eldorado dos Carajás
Suplicy pede reflexão nos 11 anos da morte dos sem-terra em Eldorado do Carajás