CCDH relembra cinco anos do episódio de Eldorado dos Carajás
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realiza hoje, às 10h, no plenarinho, a audiência pública "Eldorado Carajás - 5 anos de impunidade". Conforme o presidente da CCDH, deputado Roque Grazziotin (PT), a audiência pretende lembrar o massacre que aconteceu dia 17 de abril de 1996, quando 19 trabalhadores sem terra foram executados pela polícia militar do estado do Pará. "Passados cinco anos a impunidade ainda impera. Os comandantes da operação foram absolvidos e os 150 policias envolvidos no massacre continuam exercendo suas atividades rotineiras", denuncia Grazziotin.
A audiência pretende também debater a campanha nacional pela transferência dos crimes contra os direitos humanos para a esfera da justiça federal, bem como denunciar a crescente criminalização dos movimentos sociais e a política de reforma agrária do governo federal.
Deverão participar da audiência o desembargador Rui Portanova, representando o Poder Judiciário estadual; Marcelo Beckhausen, representando o Ministério Público Federal; Paulo Emílio Barbosa, representando o Ministério Público Estadual; o Juiz Federal Roger Raupp Rios; Jacques Alfonsin, representando a Acesso; Frei Olavo Dotto, representando a CPT e CNBB e os movimentos sociais MPA, MTD, MMTR, MLNM, MST e MAB.
04/17/2001
Artigos Relacionados
CCDH realiza audiência pública Eldorado Carajás - 5 anos de impunidade
Ademir destaca cinco anos do massacre de Eldorado do Carajás
Suplicy lembra os 17 anos do massacre de Eldorado dos Carajás
Sibá lembra a passagem dos 11 anos do massacre de Eldorado dos Carajás
Suplicy pede reflexão nos 11 anos da morte dos sem-terra em Eldorado do Carajás
César Borges relembra os cinco anos do falecimento de Luiz Eduardo