CCJ analisa projeto que reduz prazos no processo eleitoral



O projeto de lei de autoria do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) que reduz os atuais prazos do processo eleitoral será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (dia 9), às 10h. Entre outras medidas, a proposta antecipa a realização do segundo turno das eleições do último para o terceiro domingo de outubro, e adia o início da campanha eleitoral para o dia 16 de agosto, em vez de 5 de julho. Bornhausen disse que o processo eleitoral brasileiro é um dos mais longos entre as democracias modernas, daí ele entender que a duração das etapas do pleito deve ser reduzida.

A CCJ analisará também o projeto que define a Unidade Fiscal Penal (UFP) como referência para o cálculo e a aplicação da fiança penal, deixando ao Executivo a incumbência de estabelecer seu valor. Entre as 14 propostas incluídas na pauta da reunião, constam ainda a que concede ao juiz poderes para ajustar o valor da causa ao da pretensão sempre que, cabendo fazê-lo, a parte antagonista não impugnar esse valor, e a que visa coibir a exibição pública de imagem de criança ou adolescente em situação vexatória, constrangedora ou de violação de sua intimidade e identidade nos meios de comunicação de massa e na Internet.

Proposta de emenda à Constituição permitindo que estrangeiros domiciliados no Brasil alistem-se como eleitores nas eleições municipais e possam candidatar-se a vereador também está incluída na pauta.

08/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ analisa projeto que reduz prazos no processo eleitoral

CCJ analisa projeto que reduz período de campanha eleitoral

CCJ analisa suspensão de prazos para recorrer de processo administrativo fiscal em final de ano

PROJETO FIXA NOVOS PRAZOS DE DOMICÍLIO ELEITORAL E FILIAÇÃO

PROJETO FIXA NOVOS PRAZOS DE DOMICÍLIO ELEITORAL E FILIAÇÃO

Projeto reduz prazos de sigilo de documentos e informações secretas do Poder Público