CCJ aprova comunicação anual aos presos sobre o tempo restante da pena



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou parecer do senador Demostenes Torres (PFL-GO) favorável a projeto de lei da Câmara dos Deputados que determina que a autoridade judiciária emita anualmente um atestado com o tempo da pena que resta a cumprir pelo sentenciado. A medida, na avaliação do relator, é motivadora e pode evitar rebeliões nos presídios.

Em esclarecimento ao senador Jéfferson Peres (PDT-AM), o relator disse que a certidão será emitida pela autoridade judiciária competente. Demostenes explicou que a exigência de um atestado anual se deve ao fato de que o tempo de cumprimento da pena pode mudar dependendo do comportamento do condenado e de sentenças em outros processos.

Em seu parecer sobre o projeto, de autoria do deputado Ricardo Barros (PP-PR), Demostenes afirma que a medida contribui para garantir os direitos constitucionais dos presos, entre eles o que prevê indenização no caso de erro judiciário, como por exemplo ficar preso além do tempo fixado. A matéria será submetida a Plenário.

Requerimento

A CCJ também aprovou requerimento do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) para que sejam ouvidos os presidentes dos Tribunais Superiores, dos Tribunais de Justiça dos Estados, da Ordem dos Advogados do Brasil e o procurador-geral da República sobre a reforma do Poder Judiciário, que está incluída na pauta da convocação extraordinária do Senado Federal.

O senador José Jorge (PFL-PE) pediu para retirar o seu requerimento que também listava vários convidados para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma do Judiciário. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) solicitou o adiamento da votação do seu parecer sobre projeto de lei da Câmara que dispõe sobre a intimação dos representantes judiciais dos estados e do Distrito Federal.



09/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presos poderão receber atestado anual com a pena a cumprir

CCJ aprova maior tempo para progressão de pena por crime comum

Aprovado projeto que torna obrigatória emissão de atestado anual de pena

Lei prevê redução de pena para os presos que estudam

Presos poderão abater dia de pena com 12 horas de estudo

Projeto de lei reduz pena para os presos que estudarem