CCJ aprova criação de faixa exclusiva para motocicletas



Além de agravar a punição para motoristas que dirigirem embriagados, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (12) mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevista em projeto de lei do senador Jorge Viana (PT-AC), que cria faixa exclusiva para circulação de motocicletas em vias de tráfego intenso (PLS 346/2012).

VEJA MAIS

O relator da matéria, senador Marco Antônio Costa (PSD-TO), recomendou sua aprovação com quatro emendas incorporadas durante votação do texto pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI). Uma alteração é a classificação como infração grave, sujeita a multa, transitar com motocicleta, motoneta e ciclomotores fora da faixa ou pista exclusiva para a circulação desse tipo de veículo, exceto quando houver sinalização permitindo a conversão ou ultrapassagem.

"A proposição pretende atribuir aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos municípios duas novas competências, relacionadas com a implantação de esquemas especiais de circulação viária e de controle de tráfego no âmbito de sua circunscrição, entre os quais prevê a destinação de faixa ou pista exclusiva para o tráfego de motocicletas", explica Marco Antônio Costa no parecer favorável ao PLS 346/2012.

Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, o projeto seguirá direto para a Câmara dos Deputados. O PLS 346/2012 passou na CCJ com os votos contrários dos senadores Pedro Taques (PDT-MT), Pedro Simon (PMDB-RS), Roberto Requião (PMDB-PR), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Aloysio Nunes (PSDB-SP).



12/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI aprova projeto que prevê criação de pistas exclusivas para motocicletas

Veja a íntegra do requerimento de criação da CPI dos Cartões exclusiva do Senado

CCJ aprova prazo de dez anos para que proprietários em faixa de fronteira ratifiquem seus títulos

CRE aprova voto de aplauso à paz na Faixa de Gaza

Subcomissão aprova relatório sobre infraestrutura na faixa de fronteira e na Amazônia

CDR aprova incentivos fiscais a indústrias automotivas da faixa de fronteira da região Sul