CCJ aprova indicação de almirante para o STM



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (10), em votação secreta, o relatório do senador Luiz Otávio (PMDB-PA) favorável à indicação, pela Presidência da República, do almirante-de-esquadra José Alfredo Lourenço dos Santos para exercer o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM), na vaga aberta pela aposentadoria do almirante-de-esquadra Eduardo Cezar de Andrade. O parecer da CCJ, que teve 14 votos favoráveis, segue para análise pelo Plenário.

Luiz Otávio fez um relato à comissão sobre o currículo e as condecorações do indicado, que tem especialização na Grã-Bretanha. No momento, Lourenço dos Santos, que é formado em Administração, exerce o cargo de chefe do Estado-Maior da Armada.

- Trata-se, indubitavelmente, de candidato cuja atuação profissional o credencia ao pleno desempenho do cargo de ministro do STM - disse Luiz Otávio.

Em breve exposição, o almirante-de-esquadra fez um relato de sua experiência na Marinha e de viagens que fez em missões oficiais, especialmente para a África, que, nos anos 60, passou por conflitos que levaram à independência de diversas nações. Na época, ele explicou que as informações não eram difundidas globalmente como hoje em dia e que, em alguns lugares, o Brasil era conhecido como -o país do Pelé-.



10/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova indicações de almirante e brigadeiro para o Superior Tribunal Militar

CCJ aprova indicação de Max Hoertel para o STM

CI aprova indicação para direção da ANA

CCJ aprova indicação para ministro do STJ

Plenário aprova indicação para o STJ

CCJ aprova indicação de mulher para o STJ