CCJ aprova projeto que altera Lei de Lavagem de Dinheiro
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (18) alterações na Lei 9.613/98 - também conhecida como Lei de Lavagem de Dinheiro. A matéria determina, entre outras mudanças, que qualquer caso de ocultação e dissimulação de valores de origem ilícita seja tipificado como crime de lavagem de dinheiro.
Atualmente, somente se enquadra nesse tipo de crime os casos listados no artigo 1º dessa lei: tráfico ilícito de entorpecentes; terrorismo e seu financiamento; contrabando ou tráfico de armas, munições ou material destinado à sua produção; extorsão mediante seqüestro; crimes contra a administração pública e contra o sistema financeiro nacional; crimes praticados por organização criminosa; e crimes praticados por particular contra administração pública estrangeira.
O relator da matéria, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), disse que a alteração da tipificação do crime de lavagem de dinheiro "iguala nossa legislação à de países como os Estados Unidos, México, Suíça, França e Itália, entre outros, pois passaremos de uma legislação de 'segunda geração', ou seja, com rol fechado de crimes antecedentes, para uma de 'terceira geração', com rol aberto".
O texto aprovado pela Comissão foi um substitutivo ao PLS 209/03, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que tramita juntamente com os PLS 225/06, 48/05 e 193/06. O relator afirmou que as alterações buscam dar mais eficiência à detecção desses crimes.
Vasconcelos lembrou que a proposta já havia sido aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa, justamente na forma do substitutivo agora referendado pela CCJ.
- E a redação consolidada traz conteúdos de todos os projetos anexados - declarou o parlamentar.
Além das alterações citadas, o relator citou o artigo que torna os crimes em questão são inafiançáveis; o que permite o julgamento à revelia do réu; e o que não foca o bem específico (de origem ilícita) para fins de confisco, mas o valor do ganho criminoso.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS), que havia sido o relator da matéria na CAE, defendeu a sua aprovação e disse que "nunca tivemos uma legislação como esta que estamos votando". A matéria ainda terá de ser votada no Plenário do Senado.18/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ APROVA PROJETO QUE PUNE "LAVAGEM" DE DINHEIRO
CAE APROVA PROJETO SOBRE LAVAGEM DE DINHEIRO
SENADO APROVA PROJETO QUE PUNE "LAVAGEM" DE DINHEIRO
Senado aprova substitutivo a projeto que combate crimes de lavagem de dinheiro
Senado aprova substitutivo a projeto que aumenta rigor no combate à lavagem de dinheiro
CCJ aprova proposta que combate lavagem de dinheiro