CCJ APROVA PROJETO QUE DISCIPLINA PRODUÇÃO DE CLORO



Por unanimidade, os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovaram parecer do senador Iris Rezende (PMDB-GO) favorável ao projeto de lei da Câmara que estabelece regras para a fabricação de cloro pelo processo de eletrólise. A proposta, que vai à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), determina que as empresas produtoras adotem normas de proteção ao meio ambiente e aos trabalhadores.
Segundo Iris, a produção de cloro por eletrólise utiliza mercúrio e amianto, elementos químicos "perniciosos à saúde humana e à natureza quando manipulados sem o devido controle". O relator destacou ainda a importância do cloro na economia nacional, sendo utilizado no tratamento de água potável, como insumo para a fabricação de medicamentos, fertilizantes, defensivos agrícolas, produtos de PVC, além de ser utilizado pelas indústrias automobilística, têxtil e aeronáutica.
- O projeto abrange aspectos relativos à produção, proteção do meio ambiente e controle da poluição, responsabilidade por dano ambiental, proteção e defesa da saúde, matérias de competência legislativa da União e dos Estados - afirmou Iris.

22/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


APROVADA LEI PARA REGULAR A PRODUÇÃO DE CLORO EM TODO O PAÍS

CAS APROVA PROJETO QUE DISCIPLINA LANÇAMENTO DE ESGOTOS

CDR aprova projeto que disciplina os planos municipais de paisagismo urbano

CCJ APROVA PROJETO QUE DISCIPLINA COMÉRCIO DE SUBSTITUTOS DO LEITE MATERNO

CE aprova projeto que insere disciplina sobre valores éticos no currículo escolar

Plenário aprova projeto que regulamenta produção de vinho colonial