CCJ aprova projeto que modifica gestão de direitos autorais
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (3) projeto de lei que estabelece novas regras para a cobrança, arrecadação e distribuição dos direitos autorais. Pelo texto, pelo menos 85% da arrecadação passam a ser distribuídos aos titulares dos direitos, entre os quais os compositores e intérpretes.
Acompanhada por compositores e cantores de grande popularidade, a CCJ aprovou o projeto substitutivo proposto pelo relator, senador Humberto Costa (PT-PE), no lugar do texto original do PLS 129/2012, do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que presidiu a CPI do Ecad. Ainda pelo texto, caberá ao Ministério da Cultura a função de fiscalizar o sistema de arrecadação. O Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad) é preservado como único órgão arrecadador.
A CCJ também aprovou pedido de urgência para exame da proposta. Assim, havendo confirmação pelos líderes partidários, o texto pode ir diretamente a Plenário para votação final. Se depender do interesse dos defensores do projeto, isso deverá acontecer ainda nesta quarta, em que é esperado um grupo ainda maior de artistas na Casa, inclusive Roberto Carlos e Caetano Veloso, conforme anunciado pelo senador Randolfe Rodrigues.
O único a discordar desse encaminhamento foi o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). A seu ver, é indispensável que se mantenha a previsão de exame na comissão de mérito, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), pela afinidade com o assunto em debate.
A proposição decorreu dos trabalhos da CPI do Ecad, que foi presidida por Randolfe Rodrigues. O relator dos trabalhos foi Lindbergh Farias (PT-RJ).
03/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministério da Cultura lança concurso para gestão dos Direitos Autorais
CE aprova isenção de direitos autorais por uso individual de TV e rádio em hotéis
Projeto do Senado sobre direitos autorais vira lei
CCJ ANALISA AMANHÃ (DIA 3) PROJETO SOBRE DIREITOS AUTORAIS
Projeto sobre liberação de direitos autorais provoca debate
Senado analisa projeto que reconhece direitos autorais da ABNT