Projeto sobre liberação de direitos autorais provoca debate



A votação, na Comissão de Educação (CE), de projeto que altera a Lei do Direito Autoral (Lei 9.610/88) com a finalidade de dispensar autorização prévia do autor para as representações públicas de obras teatrais, musicais e literárias que não visem lucro (PLS 221/04) foi adiada para que o debate sobre a proposta seja ampliado.

Depois de discussão do tema na manhã desta terça-feira (12), o presidente da CE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), concedeu vista do projeto, que é de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), aos senadores Flávio Arns (PT-PR) e Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Crivella não concorda com o teor do projeto de Zambiasi.

- O autor da obra tem o direito constitucional de receber pela sua obra, é um patrimônio intelectual - disse.

Flávio Arns elogiou a proposta de Sérgio Zambiasi, mas ressaltou a necessidade de um debate mais amplo no Congresso sobre as atividades do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Sérgio Zambiasi concordou com o pedido de vista e com a ampliação dos debates sobre a matéria, mas argumentou que a proposta amplia as oportunidades dos artistas para divulgação de suas obras. O relator, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), apresentou parecer favorável à aprovação do projeto.

- Não há sentido em se exigir autorização prévia ou pagamento de direitos autorais quando o evento em que for representada ou executada a obra não tiver, nem sequer indiretamente, a finalidade lucrativa - defendeu o relator.



12/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cultura promove debate sobre modificações na Lei de Direitos Autorais

Randolfe quer debate sobre direitos autorais conexos dentro da OMC

Projeto do Senado sobre direitos autorais vira lei

CCJ ANALISA AMANHÃ (DIA 3) PROJETO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Artistas acompanharam aprovação apoteótica de projeto sobre direitos autorais

CCJ sabatina indicados para CNJ e pode votar projeto sobre direitos autorais