Projeto proíbe circulação de veículo de transporte coletivo com mais de dez anos de fabricação



Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) com o objetivo de determinar que, no transporte coletivo urbano, não poderão ser utilizados veículos com mais de dez anos de fabricação. De acordo com a proposta (PLS 333/08), essa determinação só não se aplica aos veículos com mais de dez anos que receberem laudo de aprovação de inspeção veicular do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Ao justificar a proposição, o senador cita dados fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que indicam um aumento de 90% da frota de veículos no Brasil desde 1998. "Agravam a situação as deficientes condições técnicas dos veículos em circulação, em decorrência da precariedade da manutenção e do envelhecimento da frota", argumenta o senador.

Segundo Marconi Perillo, apesar da entrada de expressivo número de veículos novos no mercado a cada ano, 42% do total da frota atual é constituída de veículos com mais de dez anos de fabricação - ainda segundo o Denatran. Essa proporção era de 37% em 2000 e de 39% em 2006.

"Veículos velhos, devido à própria fadiga do material de que são constituídos, são mais vulneráveis que os novos às condições adversas encontradas no trânsito urbano, estando sujeitos a quebras e falhas no sistema de freios ou de suspensão, entre outros", explica Marconi Perillo.

No caso do transporte coletivo, o senador avalia que a questão da idade da frota ganha contornos ainda mais amplos. Ele lembra que os veículos devem apresentar condições técnicas adequadas à prestação eficaz do serviço, a fim de não comprometer a qualidade de vida dos usuários e da sociedade, bem como o desempenho da economia da própria comunidade a que visa servir.

"Essas condições técnicas são encontráveis em veículos novos", destaca.

Para o senador, ainda, a vistoria veicular realizada pelo Inmetro, ou órgão conveniado deste, pode fazer com que acidentes graves envolvendo o transporte coletivo sejam evitados, assim como enguiços que causam retenção de veículos na via pública.

O projeto encontra-se em fase de recebimento de emendas na CCJ, onde será votado em decisão terminativa.



17/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO PROÍBE RETIRAR DE FABRICAÇÃO VEÍCULO LANÇADO HÁ MENOS DE CINCO ANOS

CCJ aprova projeto que veda pesagem de veículo de transporte coletivo em vias de trânsito

Projeto que proíbe fabricação de produtos em forma de cigarro está na pauta da CCJ

CAS aprova projeto que proíbe uso de substância cancerígena na fabricação de mamadeiras e chupetas

Adiada votação de projeto que proíbe fumo em local coletivo

Senado aprova projeto que proíbe fabricação e comércio de minas terrestres no país