CCJ aprova série de debates sobre redução da maioridade penal
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) inicia, no dia 3 de junho, uma série de três audiências públicas sobre a redução da maioridade penal. Os dois encontros seguintes acontecem nos dias 10 e 17 de junho, sempre às 15h, no auditório do Interlegis. De acordo com o autor dos requerimentos de debate, o presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a intenção é criar um ambiente nacional de discussão do assunto. Os eventos serão transmitidos ao vivo a todas as assembleias legislativas do país.
Nesta quarta-feira (22), a comissão aprovou três requerimentos - dois de Vital do Rêgo e um do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) - acrescentando debatedores às audiências. Em dois deles, tanto o presidente da CCJ quanto Suplicy solicitam a presença de um representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, comandada pela ministra Maria do Rosário. No outro, Vital do Rêgo pede a participação de um representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Eventos religiosos e esportivos
Mais dois requerimentos relativos a audiências públicas sobre o esquema de segurança a ser montado para a realização de grandes eventos religiosos (a Jornada Mundial da Juventude, da Igreja Católica, e a visita do Papa Francisco) e esportivos (a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas) entre 2013 e 2016 no país foram aprovados pela CCJ nesta quarta-feira (22).
No primeiro, Vital do Rêgo pede que o debate seja promovido pela CCJ em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores (CRE). No segundo, o senador Gim Argello (PTB-DF) solicita a participação do comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Jooziel de Melo Freire. Gim Argello lembra, na justificação do requerimento, que Brasília já irá sediar, no próximo dia 15 de junho, a abertura da Copa das Confederações de 2013 com o jogo Brasil x Japão.
22/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado inicia série de debates sobre maioridade penal
Redução da maioridade penal deve gerar debates na CCJ
CCJ aprova redução da maioridade penal para 16 anos
Começa discussão sobre redução da maioridade penal
CCJ retoma discussão sobre redução de maioridade penal
Debate sobre redução maioridade penal mobiliza CCJ