CCJ dá parecer favorável à criação de 45.660 cargos em universidades federais e escolas profissionalizantes
A proposta do Executivo que cria 45.660 cargos técnico-administrativos e de professor em universidades federais e instituições de educação profissional e tecnológica recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em reunião realizada nesta quarta-feira (18). A proposta inclui ainda a criação de 7.597 cargos em comissão e funções gratificadas. A matéria, que tramita em regime de urgência, havia recebido parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na terça-feira (17), e segue para exame do Plenário do Senado.
Na CCJ, o voto favorável da relatora, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), foi lido pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP). No texto, Ideli destaca que os novos cargos vão permitir a ampliação da oferta de cursos superiores pelas universidades federais, além da criação de novas escolas técnicas. Em seu voto, a senadora vê a aprovação da proposta como essencial para que as famílias brasileiras possam ter asseguradas vagas para seus filhos em curso superior ou profissionalizante.
Também o relator ad hoc Aloizio Mercadante apontou a necessidade urgente de contratação de professores e servidores técnico-administrativos para suprir as deficiências enfrentadas por universidades e escolas técnicas cujos prédios vêm sendo reformados e ampliados, e também para as novas unidades educacionais construídas pelo governo federal.
- A proposta, uma iniciativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aperfeiçoada pela Câmara dos Deputados, viabilizará uma nova era para a educação profissional e superior do país - ressaltou Mercadante.
18/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ APROVA PARECER FAVORÁVEL A CRIAÇÃO DE CARGOS NO STF
Criação de Varas Federais tem parecer favorável
Senado aprova projetos que criam mais de 25 mil cargos em universidades e escolas técnicas federais
CE aprova criação de cargos para universidades e escolas técnicas
Ideli registra inauguração de 78 novas escolas federais profissionalizantes
CCJ APROVA PARECER FAVORÁVEL À CRIAÇÃO DA DRU