CCJ dará prioridade a pedido de relatório sobre o Banpará
Em reunião realizada no período de recesso do Congresso, os líderes partidários decidiram recomendar que o Banco Central envie esses relatórios ao Congresso. O objetivo do exame dos documentos é buscar um esclarecimento definitivo sobre o envolvimento do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), presidente licenciado do Senado, no esquema de desvio de recursos do Banpará que teria sido montado quando Barbalho era governador do Estado do Pará. Segundo Dutra, as informações são fundamentais para que os senadores se certifiquem da veracidade das declarações prestadas por Jader Barbalho em Plenário, quando afirmou em discurso não ter qualquer envolvimento com o caso.
A CCJ também poderá examinar em menor prazo regimental um possível pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) para processar o senador Jader Barbalho em função de diversas denúncias que pesam contra ele.
O presidente interino do Senado, Edison Lobão (PFL-MA), afirmou que é desejo da Casa que a licença seja concedida prontamente, tão logo seja solicitada. Ele informou que o pedido será imediatamente enviado à CCJ, à qual compete apresentar o parecer sobre a matéria, com a recomendação de que os prazos regimentais sejam utilizados para acelerar a votação. Também o presidente da Comissão, senador Bernardo Cabral (PFL-AM), já manifestou sua intenção de fazer com que o pedido tramite no prazo mínimo permitido pelo regimento.
30/07/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ dará prioridade a pedido de relatório sobre o Banpará
Plenário aprova pedido de informações ao BC sobre o caso Banpará
Relatório sobre Banpará já está no Senado
Jader informa que relatório do BC sobre Banpará foi encaminhado ao MP
Jader pede cópia de relatório do BC sobre Banpará
Jader pedirá ao BC cópia de relatório sobre o Banpará