CCJ debaterá capital estrangeiro nas comunicações



Jornalistas, estudiosos e empresários de jornalismo e radiodifusão serão convidados a participar de audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)destinada a estudar a proposta de emenda à Constituição que abre ao capital estrangeiro a propriedade de empresas de comunicação. O encontro ainda não tem data marcada mas deve acontecer até o final do mês e foi solicitado pelos senadores José Eduardo Dutra (PT-SE) e Ricardo Santos (PSDB-ES).

A proposta de emenda já foi aprovada pela Câmara e na CCJ do Senado será relatada pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP). Questionado por jornalistas, o presidente da comissão, senador Bernardo Cabral (PFL-AM), negou as notícias de que iria modificar sua escolha.

- Eu não troco nome de senador que já tenha sido designado. A única possibilidade de que isso aconteça é se o próprio senador Tuma solicitar a redistribuição da matéria - disse Cabral.

Para José Eduardo Dutra, a audiência pública servirá para que todos os setores envolvidos e também os especialistas possam manifestar-se sobre o assunto e formar a opinião pública. "Até porque esse é um tema cuja importância estratégica envolve aspectos fundamentais de ampliação democrática da relação do Estado com a sociedade. Ainda mais que está acertado entre os presidentes da Câmara e do Senado que será feita a instalação do Conselho de Comunicação Social", argumentam os senadores na justificação do pedido.

A lista de convidados inclui representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), da Associação Brasileira de Radiodifusão e Telecomunicações (Abratel), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP) e do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro.



13/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado regulamentou a participação de capital estrangeiro nas comunicações

Lauro Campos condena capital estrangeiro nas comunicações

Conferência debaterá convergência tecnológica e futuro das comunicações

PEC do capital estrangeiro tem quarta sessão de discussão

Capital estrangeiro na mídia poderá chegar a 30%

Aprovado capital estrangeiro nos meios de comunicação