CCJ deve concluir votação de projeto das PPPs



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve concluir nesta quarta-feira (1), a partir das 10h, a votação do projeto de lei da Câmara 10/2004, que cria normas para a contratação de parcerias público-privadas (PPPs). Assim que tiver parecer da comissão, a proposta poderá ser apreciada pelo Plenário, antes de regressar à Câmara, onde serão analisadas as alterações no texto promovidas pelos senadores.

Na última quarta-feira, foi apresentado à comissão o voto do relator do projeto, senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA). Ele sugeriu novas mudanças no texto, para permitir, entre outras inovações, que os relatórios anuais de desempenho das parcerias - a serem enviados ao Congresso Nacional e ao Tribunal de Contas da União (TCU) - venham a ser divulgados por meio da Internet, a rede mundial de computadores.

Tourinho incluiu ainda no texto emenda de sua autoria que permite a classificação para a fase de leilão, em casos onde o edital estabelecer lances em viva-voz, apenas dos concorrentes cuja proposta escrita for no máximo 20% maior que o valor da melhor proposta. Com isso, explicou, ele pretende estimular os licitantes a oferecer propostas escritas no melhor valor possível para o poder público e vedar a possibilidade de classificação de um "concorrente irresponsável" que, mesmo sem capacidade técnica, poderia oferecer o menor lance e se tornar o vencedor.

Por meio de outra emenda do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), o relator definiu expressamente no projeto que, nos casos de arbitragem, a resolução de conflitos decorrentes do contrato será realizada no Brasil, em língua portuguesa e por árbitros brasileiros.

Estarão ainda em pauta na CCJ, presidida pelo senador Edison Lobão (PFL-MA), outros 52 itens. Entre eles, encontram-se duas propostas de emenda à Constituição: a PEC 38/1999, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), que inclui entre as competências privativas do Senado a aprovação do processo de demarcação de terras indígenas; e a 59/2003, do senador Sibá Machado (PT-AC), que suprime a expedição de título de domínio aos beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária.

Entre os projetos provenientes da Câmara, está o PLC 24/2004, que modifica o Código de Processo Civil, para incluir como requisito indispensável à petição da separação consensual o acordo entre os cônjuges relativo ao regime de visita dos filhos menores.



29/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ deve concluir na quarta-feira votação de projeto que regulamenta o uso de algemas

CCT deve concluir votação da 'Lei Geral das Antenas'

CCJ DEVE CONCLUIR VOTAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA PRÓXIMA SEMANA

CCJ deve concluir votação do parecer do senador José Jorge à reforma do Judiciário

Senado deve concluir votação de projetos de combate à violência contra mulher, diz Renan

Senado pode concluir votação de projeto que legaliza casamento gay