CCJ examina projeto de Sarney que aumenta pena de reclusão para crimes contra magistrados



Já está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em caráter terminativo, o projeto do presidente do Senado, José Sarney, que aumenta para até 40 anos de reclusão a punição para quem cometer crimes contra magistrados, membros do Ministério Público e policiais.

- O autor desse tipo odioso de crime deve saber que estará sujeito a passar na cadeia a maior parte de sua vida, correspondente à possível duração da vida que destruiu - disse Sarney na justificativa do projeto.

Segundo explicou o senador, atualmente o homicídio comum, previsto no Código Penal, estabelece pena de reclusão de seis a 20 anos, enquanto o homicídio qualificado tem pena de 12 a 30 anos.

- Isso quer dizer que a lei penal admite pena menor para um homicídio qualificado quando fixa a sanção mínima em doze anos, ao lado de vinte anos para o homicídio comum. Há evidente contradição técnica nesta dosimetria penal por oferecer a possibilidade de punição branda para o crime qualificado e exasperação do castigo para o crime comum, considerado menos grave pelo próprio tratamento legal - explica Sarney.

Por esse motivo, ele propõe, em seu projeto, que a pena para crimes contra magistrados, membros do Ministério Público e policiais seja reclusão de no mínimo 20 anos até 40 anos, mesmo que não haja a intenção de intimidar os demais servidores responsáveis pela segurança pública, pelos processos judiciais e pelas execuções penais.

- Os diários assassinatos de policiais, os repetidos homicídios contra membros do Ministério Público e, ultimamente, contra os próprios juízes, tornaram-se hoje uma afronta ao Estado de Direito. A sociedade clama por severidade nas punições, libertando-se o direito penal do antigo romantismo de sanções que estimulam o aumento dos delitos violentos - afirmou o senador.

O projeto poderá receber emendas na CCJ, que ainda designará um relator para a matéria. Se for aprovado na comissão, o projeto seguirá direto para a Câmara dos Deputados, já que é terminativo. A matéria só será examinada também pelo Plenário do Senado caso haja requerimento de senadores solicitando a medida.



20/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que aumenta punição para crimes contra magistrados será votado pela Câmara

Projeto define crimes cometidos por passageiros em aviões e prevê pena de reclusão

PROJETO AUMENTA PARA 45 ANOS DE RECLUSÃO A PENA PARA SEQÜESTRADOR

CCJ EXAMINA PROJETO QUE TRATA DOS CRIMES DE RESPONSABILIDADE DOS MAGISTRADOS

Projeto tipifica crime de terrorismo com pena de até 30 anos de reclusão

Mais rigor contra abuso de autoridade: juristas sugerem pena de até cinco anos de reclusão