CCJ ouve procurador-geral sobre reforma do Judiciário



O procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, comparece ao Senado na quarta-feira (23) para discutir a proposta de reforma do Judiciário. Fonteles participará, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de audiência pública destinada a instruir a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do assunto e tramita no Congresso Nacional desde 1992.

Em 2000, o texto aprovado na Câmara chegou ao Senado. Relatado pelo ex-senador Bernardo Cabral, foi aprovado, mas não chegou a ser votado pelo Plenário. O governo preferiu voltar a discutir o assunto e a audiência com o procurador é um passo neste sentido. O requerimento para a solicitação da audiência é de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).

Entre outras alterações, o texto já votado na CCJ cria dispositivos de controle do Judiciário e institui o mecanismo do efeito vinculante para decisões dos tribunais superiores. Atualmente, a proposta é relatada pelo senador José Jorge (PFL-PE).

Antes da audiência, a comissão vota cinco projetos relacionados ao comércio, porte e posse de armas de fogo. As propostas foram condensadas em um único relatório do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) e devem ir a Plenário ainda na quarta-feira, à tarde.



18/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Procurador-geral da República apóia principais mudanças da reforma do Judiciário

CPI DO JUDICIÁRIO OUVE PROCURADOR DO AMAZONAS

CCJ OUVE PRESIDENTE DO SUPREMO SOBRE PROPOSTA DE REFORMA DO JUDICIÁRIO

CCJ ouve ministro Edson Vidigal, próximo presidente do STJ, sobre reforma do Judiciário

Reforma Administrativa ouve ex-diretor-geral do Senado

Garibaldi: Senado vai cumprir interpretação do procurador-geral sobre nepotismo