CCJ PROPÕE PROJETO DE RESOLUÇÃO SOBRE APENSAMENTO E VOTAÇÃO CONJUNTA DE PROJETOS
A proposta foi encaminhada durante reunião extraordinária da CCJ, nesta quinta-feira (dia 10), quando o senador Edison Lobão (PFL-MA) levantou a possibilidade de que a comissão vote em conjunto as propostas de emenda constitucional dos senadores peemedebistas Iris Rezende (GO) e José Alencar (MG) que tratam da obrigatoriedade da execução do Orçamento Geral da União, inclusive as emendas de parlamentares.
A proposta de Alencar, que obriga a execução das emendas de parlamentares ao orçamento, volta a ser examinada pela Comissão de Constituição e Justiça após extensos debates em Plenário. Nesta comissão, a matéria foi distribuída ao senador Pedro Simon (PMDB-RS), que irá relatar a emenda número 1 de Plenário à PEC, subscrita pelo senador José Fogaça (PMDB-RS) e outros senadores. O colegiado também deve pronunciar-se nos próximos dias sobre a proposta de Rezende, que torna obrigatória a execução da lei orçamentária anual. O relator, senador Edison Lobão, tem voto favorável, na forma de um substitutivo.
Como o apensamento de matérias depende de aprovação prévia do Plenário, o senador José Agripino decidiu, frente ao questionamento de Lobão, apresentar um projeto de resolução da CCJ tornando regular essa prática, independentemente de pedido específico ou aprovação de Plenário. Os senadores Edison Lobão e José Eduardo Dutra concordaram que a iniciativa vai tornar mais rápidos os trabalhos legislativos e resultar em economia processual. Para o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), esse mecanismo também vai evitar que a aprovação de uma matéria prejudique o andamento das outras.
11/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ARRUDA PROPÕE TRAMITAÇÃO CONJUNTA DE PROJETOS SOBRE BINGOS
CAE E CCJ TÊM REUNIÃO CONJUNTA.SOBRE ALTERAÇÃO NA RESOLUÇÃO 78
Lúcia Vânia propõe ação conjunta pela votação dos vetos presidenciais
Anulada votação de requerimento para tramitação conjunta de projetos relacionados a eleições
O que propõe a nova resolução sobre a tramitação do orçamento
CAE ANALISA PROJETOS QUE ALTERAM RESOLUÇÃO SOBRE OPERAÇÃO DE CRÉDITOS