CCJ tem audiência pública para debater reforma do Judiciário



A proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 29, de 2000, que trata da reforma do Poder Judiciário, será debatida pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (13), às 10h. A comissão vai realizar audiência pública para examinar a matéria com a participação dos presidentes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Approbato Machado; da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Marfan Martins Vieira; e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Cláudio Baldino Maciel.

A PEC tem como autor o ex-deputado federal Hélio Bicudo (PT-SP) e como relator na CCJ o senador José Jorge (PFL-PE). A proposta altera a organização do Judiciário, a carreira dos magistrados, os critérios de nomeação, promoção, aquisição, vitaliciedade e remuneração dos membros do Judiciário. Trata ainda da agilização dos processos, da composição dos tribunais superiores, da extinção dos juízes classistas e da exigência de controle do Poder Judiciário.

A matéria constou da pauta da convocação extraordinária do Congresso no mês de julho e já foi debatida na legislatura passada, quando o seu relator era o então senador Bernardo Cabral, que presidiu a CCJ. Entre os objetivos da reforma estão os de dar mais agilidade ao Judiciário, adequar o número de juízes ao número de habitantes de cada localidade, facilitar a aplicação das leis vigentes no país, adequar a Justiça às modernas tecnologias e modernizar todo o sistema judiciário no país.

O requerimento para realização da audiência pública é de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).



08/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ realiza audiência pública para discutir reforma do Judiciário

CCJ realiza audiência pública para discutir reforma do Judiciário

CCJ promove audiência pública sobre reforma do Judiciário com Nelson Jobim

CCJ promove audiência pública sobre reforma do Judiciário com Ives Gandra

Cabral registra convite à OAB para debater reforma do Judiciário

HELOÍSA HELENA PROPÕE COMISSÃO PARA DEBATER REFORMA DO JUDICIÁRIO