CCT aprova opção de recebimento de contas de serviços públicos pela internet



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicações e Informática (CCT) aprovou, nesta terça-feira (1º), proposta que obriga as concessionárias de serviços públicos a oferecerem ao usuário a opção de receber o documento de cobrança de seus débitos por meio eletrônico. De autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o PLS 28/2012 também determina que essa obrigação não dispensa a concessionária de enviar as contas pelos meios convencionais, salvo manifestação expressa nesse sentido por parte do usuário.

VEJA MAIS

Em sua justificativa, o autor afirma que uma das virtudes da rede mundial de computadores (internet) é a facilitação das relações entre fornecedores de produtos e serviços e seus consumidores.

“Com este projeto, visamos proporcionar maior comodidade ao usuário de serviços públicos, sem que a medida proposta represente ônus excessivo para as concessionárias”, argumentou.

O autor também destacou que a proposta beneficia as empresas, uma vez que o extravio de documentos enviados e até mesmo as greves dos Correios muitas vezes resultam em inadimplência por parte do usuário de serviços públicos, que poderá, em muitos casos, ser evitada com a regra proposta.

A matéria foi aprovada de acordo com o relatório do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que é favorável ao texto e sem emendas. Ele destacou que, no caso das contas de luz, já existe norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) facultando às empresas o envio das contas por meio eletrônico.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA), que foi relator ad hoc da proposta, afirmou que o projeto é importante pois introduz a inovação numa área que já devia estar muito mais avançada.

- Isso pode viabilizar uma espécie de canal de volta para que o consumidor não precise fazer uma reclamação de uma conta num terceiro momento. Ele pode devolver no mesmo site as suas reclamações, as suas ponderações acerca da sua conta – afirmou.

A matéria, já aprovada na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA), segue agora para decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



01/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova divulgação gastos públicos pela Internet

Consumidor terá opção de seis datas para pagamento por utilização de serviços públicos

CCT aprova uso da internet pelos órgãos de defesa do consumidor para recebimento de denúncias

CMA aprova projeto para disciplinar o recebimento de reclamações sobre serviços aéreos

Projeto obriga envio de contas de serviços públicos por e-mail e correio

Palestra discute serviços públicos na Internet