CCT condena suspensão de programas religiosos em emissoras públicas




A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) enviará ofício à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) condenando decisão do Conselho Curador do órgão de suspender a veiculação de programas religiosos em suas emissoras de rádio e TV. A decisão da CCT foi tomada na manhã desta quinta-feira (29), ao final de audiência pública com a diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel, e com o conselheiro Daniel Aarão Reis Filho.

VEJA MAIS

Na presidência do debate, o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) também anunciou que apresentará à Mesa do Senado, em conjunto com o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), projeto de decreto legislativo nos moldes de proposição da deputada Lilian Sá (PR-RJ) que tramita da Câmara (PDC 406/2011), sustando os efeitos da Resolução 02/2011 do Conselho Curador da EBC.

A resolução determina que sejam retirados do ar os programas "A Santa Missa" e "Palavras de Vida", produzidos pela Igreja Católica, e o evangélico "Reencontro", todos exibidos aos finais de semana. A medida está em disputa judicial e ainda não foi cumprida devido a liminar pela manutenção dos programas.

Além de Lobão e Crivella, Anibal Diniz (PT-AC) e Lindbergh Farias (PT-RJ) também criticaram a decisão do conselho EBC. Os senadores refutam argumento apresentado pelos conselheiros, de que os programas privilegiam as duas religiões, em detrimento das demais, e que a grade das emissoras públicas deve prever a "pluralidade máxima das vivências religiosas existentes no país".

- Tirando os programas do ar, não estamos mais perto da diversidade religiosa. Ao contrário, precisamos buscar essa diversidade, sem truculência - disse Crivella.

Essa também é a opinião de Anibal Diniz, para quem a decisão do conselho se configura em "repressão e intolerância, que se confronta com o espírito da TV pública".

No debate, Lindbergh Farias afirmou que a decisão do conselho põe em discussão a legitimidade do órgão.

- Se tivesse alguém eleito nesse conselho curador, não tomaria uma decisão como essa. Esse parece ser um conselho de iluminados, que não reflete a vontade popular - disse, ao afirmar que a resolução foi percebida pela população como uma agressão não apenas da EBC, mas na própria presidente da República Dilma Rousseff.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



29/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tereza Cruvinel debate suspensão de programas religiosos em emissoras do governo federal

CCT debate suspensão de programas religiosos em veículos da EBC

Suspensão de programas religiosos nos veículos da EBC e Plano Nacional de Banda Larga serão debatidos

Crivella questiona exclusão de programas religiosos da TV Brasil

Walter Pinheiro diz que governo não pensa em proibir programas religiosos na TV

CE aprecia ampliação de programas regionais em emissoras de rádio e TV